quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Premiê japonês defende solução territorial pacífica em discurso na ONU

Por Uehara Yuu
fonte:World Press All Rights reserved

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, disse perante a Assembleia Geral da ONU, na quarta-feira, que o Japão está empenhado em resolver disputas territoriais de forma pacífica.

Noda não especificou países, mas claramente se referia às recentes mobilizações da China nas Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, e da Coreia do Sul no tocante as Ilhas Takeshima, no Mar do Japão.

Ele disse que países são responsáveis pela proteção de seu território e soberania, acrescentando que o Japão vai cumprir tal responsabilidade.

Noda ressaltou que sob quaisquer circunstâncias, o Japão vai manter os princípios básicos compartilhados entre os membros da comunidade internacional que clamam por uma solução das disputas com base no direito internacional.
Ele também criticou a Coreia do Sul de forma implícita por rejeitar a recente proposta japonesa de levar conjuntamente a questão da disputa territorial à Corte Internacional de Justiça. Segundo Noda, os países deveriam dar mais valor à função da corte internacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...