sábado, 6 de outubro de 2012

Começa a construção de barreira submersa contra tsunami em Wakayama

Começa a construção de barreira submersa contra tsunami em Wakayama

Por Uehara Yuu   
fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Tiveram início as obras para a construção de uma barreira submersa, na província de Wakayama, a oeste do Japão, que irá se elevar até a superfície do mar no caso de ocorrência de um tsunami.

A barreira, no porto da cidade de Kainan, será a primeira do gênero no Japão.

A construção teve início no sábado. Tubos de aço medindo 3 metros de diâmetro e 30 metros de comprimento foram enterrados no leito do mar.

Quando as obras forem concluídas, o topo da barreira, constituída por inúmeros tubos, ficará a 13 metros abaixo da superfície da água para permitir a passagem de navios. Se acontecer um terremoto de grandes proporções, a barreira irá subir e bloquear o tsunami.

Acredita-se que um tsunami de até 8 metros de altura possa atingir o porto de Shimotsu no caso de ocorrência de um grande terremoto na fossa de Nankai.

A barreira terá somente 6,4 metros de altura acima do nível do mar, mas um funcionário do departamento de desenvolvimento regional diz que irá contribuir para reduzir, de forma significativa, os danos causados por tsunami.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...