quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Japão extrai óleo de xisto pela primeira vez

Por Uehara Yuu 
fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A Japex - Companhia de Exploração de Petróleo do Japão - disse ter conseguido, pela primeira vez, extrair óleo de xisto do solo do Japão. A matéria-prima vem chamando a atenção como uma possível fonte de energia.

A Companhia de Exploração de Petróleo do Japão afirmou, na quarta-feira, que está extraindo pequenas quantidades de óleo de xisto misturado com ácido a partir do campo de exploração de petróleo e gás em Ayukawa, na Província de Akita, região nordeste do Japão.

O óleo de xisto existe em camadas duras de rocha em grandes profundidades subterrâneas. Avanços recentes na tecnologia de perfuração do solo permitem agora a exploração desse tipo de óleo.

Funcionários da companhia adiantam que a Província de Akita poderia produzir até mesmo 100 milhões de barris de óleo xisto. Isto seria o equivalente a 10 % do consumo anual de petróleo bruto no Japão.


0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...