segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Okinawa e o envio do Osprey à Base Aérea de Futenma

Por Uehara Yuu  
fonte:NHK World Press All Rights Reserved


Hoje o comentarista da NHK Ryuichi Nishigawa, nos fala a respeito do envio das aeronaves Osprey, das Forças Armadas dos Estados Unidos, à Base Aérea de Futenma, localizada na província de Okinawa.

Os Ospreys chegaram a Okinawa apesar dos temores existentes entre a população local, no tocante à segurança das aeronaves. Okinawa vinha pedindo por medidas concretas para garantir a segurança, em seguida a uma série de acidentes envolvendo o Osprey. Contudo, as forças dos Estados Unidos concluíram que erros humanos, e não problemas mecânicos, foram a causa dos dois acidentes que ocorreram neste ano, e o governo japonês meramente confirmou a constatação americana, fato que aprofundou a desconfiança de Okinawa no governo central do Japão.

Voos experimentais que foram conduzidos nos arredores da base de Iwakuni, na província de Yamaguchi, onde a frota passou por manutenção, apenas aumentaram os temores. 

O Ministério da Defesa do Japão explicou que os Ospreys voariam principalmente sobre o mar e evitariam áreas residenciais. 
Contudo, na província de Yamaguchi, os aviões foram vistos frequentemente sobre áreas residenciais e também sobrevoando escolas e hospitais. Para Okinawa, parecia que as promessas haviam sido quebradas já na fase de voos experimentais.

O Japão e os Estados Unidos têm um acordo de acordo com o qual os aviões militares americanos da base de Futenma cumprem uma rota de voo que, dentro do possível, evita áreas residenciais. Contudo, os aviões americanos frequentemente desviam-se dessa rota e voam sobre áreas povoadas. A população se revolta com as constantes violações das regras nas bases americanas de Okinawa. As pessoas temem que o mesmo venha a acontecer nas operações conduzidas com os Ospreys.

Atualmente, é impossível evitar a presença dos Ospreys em Okinawa, porque alguns já chegaram à Base Aérea de Futenma. Porém, se os governos do Japão e dos Estados Unidos vão enfatizar a importância das relações bilaterais, precisam respeitar o acordo de segurança. Acima de tudo, precisam lidar com a questão sem ignorar os sentimentos do povo de Okinawa. Observando o curso dos acontecimentos até então, não se pode evitar achar que tanto os governos do Japão e dos Estados Unidos dão pouco valor aos sentimentos de Okinawa.

Algumas pessoas temem que, se os governos continuarem com esta postura, a base da aliança bilateral de segurança pode sofrer um colapso em Okinawa. O Japão e os Estados Unidos precisam tomar consciência da severidade da situação.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...