terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Japão instala sensores para detecção de tsunamis ao longo da costa de Tohoku

Por Uehara Yuu 
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


A Agência de Meteorologia do Japão iniciou a operação de instrumentos de detecção de tsunamis para a emissão de alertas mais rápidos no leito do Oceano Pacífico, a nordeste do Japão.

A agência instalou dois sensores a 320 km e 380 km da costa de Tohoku em outubro. Eles foram posicionados a leste da fossa marítima do Japão.

Os instrumentos detectam tsunamis por meio da medição de mudanças na pressão hidráulica. As informações são, então, transmitidas por um sistema de comunicação por satélite instalado em boias.

A agência informa que, no caso de ocorrência de um terremoto nas proximidades da fossa do Japão, os novos sensores podem detectar tsunamis de 10 a 20 minutos mais cedo do que os monitores convencionais, instalados na costa.

A agência afirma que os sensores vão ajudar a detectar tsunamis gerados por terremotos em áreas distantes, como ao longo da costa do Chile.

A agência já instalou sistemas de detecção de tsunamis por meio de cabos em 35 pontos submarinos ao redor do Japão.

2 comentários:

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...