terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Simulação indica que a densidade de dióxido de carbono varia de acordo com as estações do ano



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights reserved


Pesquisadores japoneses usaram informações obtidas por um satélite de observação para estudar como a densidade de dióxido de carbono, que retém calor, varia globalmente de acordo com as estações.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos Ambientais uniram-se à agência espacial japonesa, a Jaxa, na realização da primeira simulação em escala global do tipo já realizada.

O grupo utilizou informações em infravermelho de um satélite de observação do Japão, o Ibuki, para estimar a densidade de dióxido de carbono em 23.000 pontos do planeta.

Com o auxílio de informações de monitoramento baseadas no solo, os pesquisadores simularam variações na distribuição de dióxido de carbono durante um ano até maio de 2010.

Os resultados mostraram que áreas com menores densidades se expandem nas regiões com altas latitudes durante o verão, devido à absorção ativa de dióxido de carbono pelas florestas.

O oposto acontece no inverno, quando a falta de luz solar reduz a fotossíntese, fazendo as emissões de dióxido de carbono excederem as taxas de absorção.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...