sábado, 19 de janeiro de 2013

Tratado de Minamata irá controlar uso e comércio de mercúrio no mundo


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Representantes de uma conferência da ONU em Genebra concordaram sobre um tratado global para regulamentar o uso e o comércio de mercúrio. Eles concordaram em chamá-lo de "Tratado de Minamata", uma vez que a doença de mesmo nome, causada pelo envenenamento por mercúrio, atingiu há décadas a cidade de Minamata, ao sul do Japão.

O acordo foi alcançado no sábado, dando continuidade às negociações após o último dia das discussões programado para sexta-feira. O tratado pede a proibição das exportações e importações de mercúrio, com exceção dos casos de descarte final. A produção, exportação e importação de certas baterias e lâmpadas usando mercúrio serão proibidas totalmente, tendo como meta o ano 2020.

Em seu preâmbulo, o tratado promete controlar o uso de mercúrio com base nas experiências obtidas com a doença de Minamata, e evitar uma recorrência.

Os participantes concordaram, por unanimidade, em adotar a proposta do Japão e chamá-lo de "Tratado de Minamata". Na sessão final, um representante japonês pediu aos países para não permitir que o meio ambiente seja poluído por mercúrio, o qual provocou a doença de Minamata.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...