quarta-feira, 10 de abril de 2013

Análise do vazamento de água contaminada de Fukushima 1







Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, de sigla Tepco, operadora da danificada Usina nuclear Fukushima 1, está fazendo esforços para transferir água radioativa que vazou de um tanque subterrâneo para um outro tanque na superfície do solo. A causa do vazamento continua desconhecida. No Comentário de hoje, vamos ouvir Noriyuki Mizuno, comentarista da NHK a respeito da questão envolvendo a água contaminada da usina.

Perguntamos a ele por que a usina sofre essa série de vazamentos.

Mizuno diz que a culpa é da Tepco, que confia em equipamentos improvisados e repetidamente toma medidas que apenas tampam o sol com a peneira. A água contaminada normalmente seria armazenada e transportada usando canos e tanques de aço inoxidável a fim de evitar vazamentos.

Contudo, a necessidade de esfriar os reatores rapidamente forçou os engenheiros da usina de Fukushima a usar mangueiras contra incêndio para transferir a água aos tanques de armazenamento. Quando vazamentos aconteceram em um dos tanques, os funcionários da Tepco não fizeram nada além de reparar as áreas rompidas. O reservatório de armazenamento subterrêneo em questão foi preparado às pressas porque a Tepco não conseguiu construir um tanque no solo por causa da presença de fios elétricos que passavam acima da área. Especialistas destacam que o recente vazamento aconteceu após uma deformação das placas isolantes de 3 camadas do tanque. Eles dizem que as placas não eram fortes o suficiente para resistir à pressão da água.

O montante de água contaminada está aumentando num ritmo de 400 toneladas por dia. Resolver o problema da água contaminada é o maior obstáculo para o desmantelamento dos reatores da usina.

A causa do aumento é a água subterrânea ao redor dos prédios dos reatores. O acidente nuclear de março de 2011 na usina tornou impossível o bombeamento de água do sobsolo. Como resultado, a água está penetrando nas paredes dos prédios dos reatores e se misturando com a água radioativa que está dentro desses prédios.

A Tepco preparou tanques com capacidade para 320 mil toneladas em seu complexo para armazenar a água contaminada. Mas 80% destes tanques já estão cheios.

A empresa está levando adiante um plano de cavar poços no lado montanhoso do complexo nuclear para bombear a água subterrânea. Contudo especialistas dizem que a medida vai diminuir apenas pela metade o volume de água que entra no complexo. A Tepco também planeja expandir até o máximo a capacidade do equipamento de armazenagem da usina para 700 mil toneladas num período de 2 anos.

Assim, serão necessários vários anos para que os tanques fiquem cheios. Portanto a Tepco está considerando soltar água contaminada no mar após abaixar os níveis de radioatividade usando equipamentos avançados. Contudo, a usina está atraíndo fortes críticas vindas dos pescadores locais, que alegam que a medida vai tornar impossível a retomada da atividade de pesca. Portanto, a Tepco não pode soltar a água contaminada no mar nas atuais circunstâncias.

Alegadamente o desmantelamento da usina de Fukushima levará 40 anos. A empresa primeiro precisa parar de depender de equipamentos improvisados e passar a usar rapidamente tanques duráveis e confiáveis.

Este foi o Comentário.


0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...