terça-feira, 2 de abril de 2013

Coreia do Norte ameaça religar reator nuclear



Por Uehara Yuu

A Coreia do Norte diz que vai reformar e reiniciar o seu reator nuclear desativado em Nyongbyon,incluindo um reator desativado em 2007, considerado a espinha dorsal do programa atômico do país.

A central nuclear, localizada a 96 km da capital Pyongyang, abriga instalações de enriquecimento de urânio e um reator de 5 megawatts que permite a produção de plutônio, combustível utilizado na fabricação de eventuais armas atômicas. Há suspeitas de que o regime norte-coreano teria plutônio suficiente para produzir entre quatro e oito bombas atômicas. sugerindo que o país planeja extrair plutônio do seu combustível nuclear usado.

A estatal Agência Central de Notícias da Coreia informou, na terça-feira, que o Departamento Geral de Energia Atômica teria dito que o país vai ajustar o uso de todas as suas instalações nucleares no complexo de Nyongbyon, o que incluiria religar o reator moderado a grafite de capacidade de 5 megawatts. Esse reator havia sido desativado sob um acordo alcançado pelas negociações entre as 6 partes em 2007.

O Departamento Geral de Energia Atômica acrescentou que a medida ajudaria a diminuir a falta de energia e disse que ela está relacionada com a promessa de Kim Jong Un de reconstruir a economia do país ao mesmo tempo em que o programa nuclear é expandido.

Caso o reator seja religado, a Coreia do Norte será capaz de produzir plutônio que pode ser utilizado na confecção de armas. No entanto, especialistas dizem que isso não será simples, já que a torre de resfriamento do complexo foi demolida em 2008.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...