domingo, 28 de abril de 2013

Okinawa protesta contra cerimônia de restauração da soberania do Japão



Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Em Okinawa, milhares de pessoas realizaram ato público de protesto contra uma cerimônia que assinala a restauração da soberania do Japão selada pelo Tratado de San Francisco.

Os manifestantes se reuniram domingo na cidade de Ginowan.

A Província de Okinawa foi mantida por 20 anos sob a administração dos Estados Unidos depois de o tratado entrar em vigor, em 28 de abril de 1952.

O presidente da Assembléia Provincial, Masaharu Kina, afirmou que o governo japonês continua a executar o plano de transferência da Base Aérea de Futenma na província e a autorizar o uso de aeronaves Osprey sem ouvir a população local, ainda que Okinawa tenha sido devolvida ao país.

Os manifestantes aprovaram resolução na qual dizem que nunca aceitarão a realização da cerimônia no que chamam de "dia da humilhação de Okinawa".

O governador da Província, Hirokazu Nakaima, manifestou a sua contrariedade ao não comparecer à cerimônia que o governo nacional realizou.


0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...