segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasileiros realizam manifestação em Tóquio em solidariedade aos protestos no Brasil



Por Uehara Yuu
Fonte: Nhk World Press All Rights Reserved


Mais de 150 brasileiros compareceram neste domingo ao Parque Yoyogi, na capital japonesa, para um ato simbólico em apoio aos protestos que se espalharam pelo Brasil. O repórter da NHK WORLD RÁDIO JAPÃO, Ewerthon Tobace, acompanhou a manifestação e tem mais informações.

O número de pessoas que compareceu ao protesto de domingo não foi suficiente para fechar ruas e avenidas, como no Brasil. Tampouco houve confusão. O movimento realizado em Tóquio foi pacífico e seguiu as regras japonesas. Mesmo assim, os brasileiros não deixaram de mandar seu recado aos políticos e registrar o apoio ao povo brasileiro, que tem saído às ruas para exigir um país mais justo e menos corrupto.

Luanda Iwai foi a responsável pela organização do protesto. Em uma semana, ela conseguiu a autorização da polícia japonesa e, com o apoio de outros grupos, utilizou a rede social para convidar os brasileiros.

"As pessoas estão mudando a mentalidade. Por mais que elas ainda não entendam direito o que está acontecendo ou possa parecer que as manifestações ainda estão sem foco, vai ter uma hora que essas pessoas vão começar a entender, a criar mais foco e a mudar a mentalidade, entender que dá para elas se mexerem, se juntarem, e fazer alguma coisa.

Aqui [no Japão] acho que, depois disso [o protesto], o pessoal vai começar a se juntar mais e reivindicar mais algum tipo de direito aqui. O objetivo mesmo é mostrar que nós estamos aqui no exterior, mas que somos brasileiros, estamos apoiando o que está acontecendo lá [no Brasil] e extravasando um pouco a vontade de estar lá. Acredito que quem está aqui hoje no protesto - tanto aqui como em Nagoya, em Gunma, ou em outras cidades que foram organizar [os eventos] - são pessoas que gostariam de estar lá no Brasil, que, se estivessem no Brasil, estariam nas ruas também."

Teve gente que veio de longe, como Osaka, Yamanashi, Gunma e Tochigi. Fábio Nishimaki saiu de Fuji, na província de Shizuoka, e estava animado com a movimentação dos brasileiros no Japão.

"Estou aqui no Japão desde 1995 e, se a gente contar do ano de 2004 para cá, houve várias iniciativas do governo chamando a comunidade para discutir os problemas. Só que, infelizmente, a participação sempre foi pequena. Então eu acredito que, a partir do momento em que acontece um movimento desses no Brasil, que acabou mobilizando também os brasileiros aqui no Japão, é possível despertar a consciência social e política deles aqui para fazer com que eles percebam - que todos saibam - e que se mexam também para fazer solicitações em relação às demandas da comunidade. Nós temos problemas em relação à educação das crianças brasileiras que estão aqui e muitos outros problemas também. Houve o acordo bilateral da previdência, que está muito bonito no papel, mas a realidade é que infelizmente a grande maioria do pessoal trabalha de forma terceirizada e não está no shakai hoken (seguro nacional de saúde) e, se você não estiver inscrito, você não está contribuindo. Você não contribui nem aqui nem no Brasil. Então o que vai acontecer com esses brasileiros depois, quando eles forem voltar [para o Brasil]?"

No sábado, dia 22, um grupo grande de brasileiros participou de uma manifestação similar na cidade de Nagoya, na província de Aichi. E, no próximo final de semana, outro grupo pretende fazer um outro protesto na cidade de Oizumi, na província de Gunma.

Ewerthon Tobace, de Tóquio, para NHK WORLD RÁDIO JAPÃO.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...