sábado, 20 de julho de 2013

Carnaval do Rio é exibido em ultra-alta definição em Tóquio





E para aproveitar o clima de Brasil na capital japonesa, por conta do Brazilian Day que está sendo realizado neste sábado e domingo, os visitantes que passaram pelo Studio Park, dentro das instalações da NHK, puderam conferir um vídeo sobre o carnaval do Rio de Janeiro. O repórter Ewerthon Tobace acompanhou a exibição e conta mais detalhes.

As cores brilhantes das fantasias de carnaval e o rítmo cadenciado do samba, associados a uma imagem perfeita, quase real, projetada num telão de 4 metros e meio de altura por 8 de largura, chamou a atenção de quem passou pelo Studio Park neste sábado.

A brasileira Eliana Yokoyama, que mora na província de Ibaraki, ficou surpresa e feliz ao entrar no Studio Park. Ela mora há 25 anos no Japão e já teve a oportunidade de ver o carnaval do Rio de Janeiro ao vivo. Sempre que pode, ela apresenta aos amigos japoneses algo do cultura brasileira.

"Hoje tive a oportunidade de poder divulgar um pouquinho do Brasil. Antigamente quando residiam muitos brasileiros tinha muitos eventos, agora como diminuiu muito a quantidade de brasileiros, não tem mais."

Fumio Endo, de 74 anos, nasceu no Brasil, mas voltou ao Japão ainda bebê. Ele ficou encantado com as imagens do Rio de Janeiro, cidade que visitou a cerca de seis anos atrás. Apesar da distância, o japonês sonha em ver de perto um dia a magia do carnaval carioca.

O vídeo de 40 minutos sobre o carnaval do Rio de Janeiro foi gravado no começo do ano, numa colaboração entre a NHK e a TV Globo.

Além de imagens turísticas da cidade maravilhosa, foram incluídas as performances de sete escolas de samba do grupo especial, entre elas a campeã de 2013, Vila Isabel.

Quem quiser apreciar o resultado do trabalho tem até às cinco da tarde deste domingo para ir ao Studio Park. O documentário está sendo exibido repetidamente durante todo o dia.

O vídeo foi gravado em UHDTV, ou Ultra High Definition, uma nova tecnologia desenvolvida no laboratório de Pesquisa de Ciência e Tecnologia da NHK.

As imagens em UHDTV são 16 vezes mais nítidas do que a atual tecnologia de alta definição que encontramos no mercado.

Ewerthon Tobace, de Tóquio, para a NHK World Rádio Japão.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...