sábado, 9 de novembro de 2013

Brasil e Alemanha apresentam à ONU esboço de resolução contra espionagem



O Brasil e a Alemanha apresentaram uma proposta de resolução à Assembleia Geral da ONU, pedindo aos países membros que protejam o direito à privacidade, garantido por leis internacionais.

Os dois países submeteram, na sexta-feira, um esboço de resolução sobre a proteção da privacidade na era digital ao Terceiro Comitê da assembleia, que lida com as questões de direitos humanos.

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos teria grampeado telefones de líderes estrangeiros, incluindo a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Sem citar os Estados Unidos pelo nome, o esboço de resolução diz que a coleta ilegal de dados pessoais, incluindo por internet, viola a proteção das comunicações estipulada na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Convenção Internacional dos Direitos Humanos. O projeto de resolução condena tais atos, uma vez que viola o direito à privacidade e liberdade de expressão, além de ameaçar a base de uma sociedade democrática.

Os governos brasileiro e alemão querem a aprovação do esboço de resolução pela assembleia até o final do ano.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...