quarta-feira, 26 de março de 2014

Espécie de tubo de tecidos musculares cardíacos é desenvolvida com uso de células de iPS



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Um grupo de pesquisadores de Tóquio criou uma espécie tubo de tecidos musculares para o coração, utilizando as chamadas células iPS.

A equipe liderada pelo professor Tatsuya Shimizu da Universidade Feminina de Medicina de Tóquio realizou um pronunciamento comunicando o feito.

Os pesquisadores afirmaram terem criado uma camada de células de músculo cardíaco, utilizando as células-tronco pluripotentes induzidas, ou IPS como também são conhecidas, que possuem a capacidade de se desenvolver em vários tipos de tecidos. Os estudiosos então cultivaram as células após colocarem-nas em um tubo de 2 centímetros de comprimento e 3 milímetros de diâmetro.

Os pesquisadores afirmaram que o tubo começou a se contrair de forma rítmica, de maneira semelhante ao coração, após 3 dias do início da cultura.
A equipe confirmou que o tubo fora capaz de gerar pressão e bombeamento. Além disso, foi afirmado ter sido a primeira vez que um tecido semelhante ao coração fora desenvolvido a partir de células iPS.

O professor Shimizu disse que seu grupo objetiva desenvolver um método para transplantar este tipo de tubo com capacidade de bombeamento para veias, de modo que possa auxiliar corações fragilizados por doenças.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...