domingo, 23 de março de 2014

Japão irá enviar plutônio e urânio altamente enriquecido para descarte nos EUA




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, irá dizer na Reunião de Cúpula sobre Segurança Nuclear, na Holanda, que o governo japonês está enviando plutônio e urânio altamente enriquecido aos Estados Unidos para o descarte dos mesmos.

Abe irá emitir uma declaração conjunta com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no encontro que deve ter início na segunda-feira em Haia.

Abe e Obama irão prometer o fortalecimento da segurança nuclear e a promoção de cooperação para atingir a meta em comum de prevenir terrorismo nuclear.

Eles vão anunciar que todo o plutônio e urânio altamente enriquecido, armazenados na instalação de experimentos da Agência de Energia Atômica do Japão, na província de Ibaraki, a nordeste de Tóquio, serão levados aos Estados Unidos para seu descarte. A instalação em questão é utilizada para estudar as características de reatores rápidos. As duas substâncias podem ser usadas para a fabricação de armas nucleares.

Abe e Obama devem dizer que tal iniciativa faz parte dos esforços globais para minimizar a quantidade de tais materiais em posse de países.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...