sexta-feira, 11 de abril de 2014

Autoridade americana diz que Obama quer tornar o mundo livre de armas nucleares

Rose Gottemoeller


Por Uehara
Yuu Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Uma funcionária de alto escalão do Departamento de Estado do governo americano, ora em visita ao Japão, diz que quer transmitir a forte determinação do presidente Barack Obama de tornar o mundo livre de armas nucleares.

A subsecretária de Estado para o Controle de Armas e Segurança Internacional, Rose Gottemoeller, conversou com a NHK na quinta-feira.

Ela está no Japão para participar, como observadora, de uma reunião de chanceleres da Iniciativa para a Não Proliferação e Desarmamento, que será realizada em Hiroshima. O encontro reúne 12 países não detentores de armas nucleares, incluindo o Japão.

Gottemoeller afirmou que espera que sua visita a Hiroshima, devastada em 1945 por uma bomba atômica, possa estabelecer uma base para o Congresso ratificar o Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares. Obama está tentando a ratificação do pacto o mais cedo possível.

Ela se referiu também à China, o único país signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear, que está aumentando a quantidade de armas nucleares. Ela afirmou ser necessário acompanhar atentamente o que o país está fazendo para modernizar seu arsenal nuclear.

Ela disse ainda que é importante que as cinco potências nucleares se empenhem para o desarmamento atômico.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...