sábado, 5 de abril de 2014

Japão vence a Copa do Mundo Sub-17 de futebol feminino da FIFA

A seleção do Japão chega com a melhor campanha do torneio em busca do título / Divulgação


Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O Japão derrotou a Espanha por 2 x 0 na final da Copa do Mundo Sub-17 de futebol feminino da FIFA, na Costa Rica, na sexta-feira. O Japão venceu esta competição pela primeira vez.

Meika Nishida marcou um gol depois de um rebote, 5 minutos após o início da partida. Fuka Kono marcou o segundo gol aos 33 minutos do segundo tempo.

Esta é a segunda vez que uma seleção de futebol do Japão conquista um título de Copa do Mundo. A primeira vez foi em 2011, com a vitória da seleção feminina do país.
A seleção japonesa domina o mundo e Hina Sugita é a sua líder. A capitã da equipe, autora de cinco gols e duas assistências na competição, foi eleita a Bola de Ouro adidas da Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA 2014, após uma campanha excepcional, encerrada em grande estilo com a indiscutível vitória sobre a Espanha por 2 a 0 na final.

Logo depois da cerimônia de encerramento, o FIFA.com conversou com a camisa dez para saber as suas sensações. Sugita acabava de erguer um troféu que lhe havia escapado dois anos antes, quando a caminhada do Japão terminou nas quartas de final do Azerbaijão 2012.

FIFA.com: Como você se sente sendo campeã mundial?
Hina Sugita: Estou muito contente, contente de verdade! Estou extremamente feliz! (Sorriu).

E como é receber este prêmio individual, a Bola de Ouro adidas?
Antes de tudo, mando um abraço para as minhas companheiras, porque toda a equipe jogou muito bem, e fizemos um grande torneio do ponto de vista coletivo. Sem elas, nunca poderia ter ganhado este prêmio.

Quando, há dois anos, você foi eliminada com a sua seleção por Gana nas quartas de final do Mundial, imaginava que algum dia teria a oportunidade de ganhar o torneio?
Tenho a sensação de estar vivendo um sonho. Desde esta manhã, é como se estivesse em transe – não podia acreditar que fosse o dia da final. Não tinha a sensação de que tudo que estava acontecendo fosse realmente verdade... Então, comecei a pensar no último torneio, naquela derrota para Gana e em todos os esforços que fiz desde então para estar aqui. Ainda estou um pouco surpresa com todo este caminho percorrido.

Esta final conta a Espanha foi o jogo mais difícil?
Sim, com certeza, porque estávamos todas muito cansadas. Felizmente, marcamos o gol bem no início, porque durante uma boa parte do encontro não fomos bem. Não conseguimos criar boas jogadas no ataque como tínhamos feito nos jogos anteriores. Em nenhum momento nos rendemos e conseguimos mostrar o nosso jogo de troca de passes de sempre, mas acho que foi a nossa pior partida na competição.

Fazer a pior partida não impediu a sua equipe de ganhar por 2 a 0... Que futuro espera esta geração?
Este resultado é só um começo. Nunca progrediremos se nos conformarmos com esta vitória. Se queremos nos tornar grandes jogadoras, precisamos continuar trabalhando e ter novos objetivos. Se continuarmos evoluindo, talvez possamos ser convocadas para a seleção sub-20 e também para a principal. Esses esforços que precisamos fazer farão a nossa seleção mais forte.

Alguma mensagem para as pessoas que apoiaram a equipe nesta aventura?
Eu queria agradecer a torcida, os torcedores que nos acompanharam até aqui. Muita gente vem torcendo por nós desde o início da competição e hoje tivemos a sorte de jogar neste grande estádio, com o enorme público que assistiu à final. Estou muito feliz de que tenhamos podido mostrar o nosso futebol para todas essas pessoas. Obrigada a todos pela torcida, conseguimos aguentar e correr até o fim. Gostaria de agradecer todo mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...