segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cerimônia lembra fim dos conflitos da Segunda Guerra Mundial em Okinawa





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Habitantes da província de Okinawa, no extremo sul do Japão, celebram hoje o 69º aniversário do fim dos combates na região durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

Cerca de 4600 pessoas participaram da cerimônia segunda-feira no Parque Memorial da Paz da cidade de Itoman, palco da última grande batalha do conflito.

A luta entre tropas japonesas e norte-americanas em 1945 terminou com um saldo de mais de 200 mil mortos, incluindo um quarto da população civil de Okinawa. O dia 23 de junho é considerado o último dia do combate organizado entre as duas forças.

Em sua declaração de paz, Hirokazu Nakaima, governador de Okinawa, disse que o povo da província vive com um forte sentimento de esperança pela paz desde o fim da guerra.

Nakaima alertou contudo que muito problemas persistem, especialmente o fato da maior parte das bases americanas do Japão se localizar na província. O governador afirmou que isto deve ser rapidamente resolvido.

Ele exigiu que as operações da Base Aérea dos Fuzileiros Navais Norte-Americanos de Futenma sejam encerradas dentro de cinco anos de qualquer forma, inclusive pela transferência de algumas funções da base para fora de Okinawa.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...