terça-feira, 10 de junho de 2014

Chances da seleção japonesa de futebol na Copa do Mundo



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
Nesta semana, três edições do Comentário serão dedicadas à Copa do Mundo que começa quinta-feira no Brasil, com ênfase no que será apresentado aos torcedores e nas circunstâncias em torno do certame. Nesta primeira edição, o jornalista esportivo Nobuya Kobayashi fala da seleção japonesa de futebol.

- A seleção do Japão chegou sábado ao Brasil e iniciou os preparativos finais para a Copa do Mundo. Em que condições se encontra a equipe japonesa?

"Há algumas preocupações em torno da seleção japonesa. O meio-campo Makoto Hasebe, que proporciona suporte psicológico à equipe na condição de capitão, poderá ficar fora da primeira partida por causa de uma lesão. No entanto, em comparação com Copas anteriores, verifica-se uma menor diferença de performance entre os jogadores. Assim, a ausência de um jogador não afeta muito o desempenho do time. A Copa é uma longa batalha e, assim, eles podem melhorar gradualmente, à medida que jogam nos gramados. Neste sentido, pode-se dizer que a situação deles não é tão ruim.

Outro fator de preocupação é a estrela da seleção, o armador Keisuke Honda, que não teve um desempenho muito favorável na Europa nesta temporada. Tem-se a impressão de que ele tenha sido submetido a tratamento médico em razão de algum problema e que tal circunstância tenha prejudicado a sua performance, embora ele próprio negue esta versão. A expectativa, levando-se em conta o que já realizou até agora, é de que ele desempenhe um papel de liderança. Indaga-se se é realmente uma boa ideia atuar em um grande certame tendo ao centro um jogador que não está em boas condições. É uma decisão muito difícil que se exige do treinador Alberto Zaccheroni. Se algo acontecer na primeira partida, o treinador poderá ter de decidir uma atuação no jogo seguinte sem a presença de Keisuke Honda."

- O Japão enfrenta a Costa do Marfim na primeira partida, no dia 14. Depois, joga contra a Grécia, para então enfrentar a Colômbia. Trata-se de seleções bastante fortes. O que o Japão deverá fazer para avançar às oitavas de final?

"A Grécia, que o Japão enfrentará na segunda partida, é conhecida por sua defesa extremamente forte. Assim é bastante provável que o jogo termine empatado. E a Colômbia, que o Japão enfrenta na terceira partida, tem muitos bons jogadores e estaria desfrutando de sua segunda época de ouro. Na verdade, é uma das seleções favoritas para vencer esta Copa do Mundo.

Levando-se tudo isso em consideração, o Japão precisará se sair vencedor na primeira partida, contra a Costa do Marfim.

Em estilo típico do futebol africano, os jogadores da Costa do Marfim fazem passes de bola em um ritmo inteiramente diferente do exibido pela seleção japonesa. Ou seja, eles têm o seu estilo próprio de jogar futebol. Se a seleção japonesa se deixar confundir por esse estilo, a Costa do Marfim poderá fazer gols antes que o time japonês sequer possa reagir. No entanto, sabe-se que as equipes africanas perdem sua vantagem no ataque repentinamente após pequenos erros. Ou seja, mesmo que a Costa do Marfim marque um tento antes do adversário, a seleção japonesa precisará manter o seu espírito de luta até o último momento, sem desistir. Se for capaz disso, haverá grandes chances de o Japão vencer a partida."

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...