segunda-feira, 2 de junho de 2014

Japão procura reconquistar a competitividade na tecnologia 4K



Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Neste Comentário, o consultor-chefe do Instituto de Pesquisa Nomura, Takamasa Kishimoto, fala das transmissões experimentais de televisão com resolução ultraelevada 4K iniciadas na segunda-feira. As atenções se voltam para a possibilidade de o Japão reconquistar a competitividade no mercado de televisão 4K.

- Qual é a situação atual do mercado da tecnologia 4K?

"Os televisores 4K podem exibir imagens em resolução quatro vezes maior do que as TVs de alta definição completa existentes no mercado. A tela 4K apresenta 4 mil pixels em sentido horizontal e 2 mil pixels no sentido vertical, excedendo em muito os aparelhos de alta definição completa convencionais. As transmissões no formato 4K estão ainda por ter início em plena escala globalmente. O total mundial dos televisores de tela plana, incluindo os modelos 4K, chega a pouco mais de 200 milhões de unidades.

Especificamente quanto aos televisores 4K, cerca de 1,9 milhão de aparelhos foram vendidos no ano passado. Estima-se que o total passe este ano de 10 milhões de unidades e continue a aumentar.

Provavelmente a tecnologia 4K fará aumentar a demanda de televisores de grande tela, com 50 polegadas ou mais. Espera-se que se torne um estímulo para fazer crescer as vendas globais."

- O que o Japão precisa fazer para reconquistar a competitividade no mercado global de televisores 4K?

"Aparelhos 4K que só exibem imagens no atual formato de transmissões são produzidos na China, país com o qual o Japão não tem condições de competir em preços. A Coreia do Sul, que não vinha concentrando esforços nos modelos 4K, está ganhando terreno. É de prever que a competição acabará sendo uma corrida entre três participantes - ou seja, indústrias de alta tecnologia da Coreia do Sul, do Japão e da China - até o ano de 2020.

É importante que as fabricantes japonesas tirem o melhor proveito possível de sua tecnologia de superresolução para se beneficiar de um claro diferencial em relação aos concorrentes. A chave do sucesso será adicionar valor aos produtos com a incorporação de visualização tridimensional e de computação gráfica para a exibição de imagens com maior clareza, mais dinâmicas e sem máculas.

A maioria das indústrias japonesas do setor amarga prejuízos. Elas precisam criar um ciclo no qual produzam televisores com valor agregado, aumentem seus ganhos e invistam os lucros no desenvolvimento tecnológico. A tecnologia 4K vai desempenhar um papel vital para reforçar a presença das indústrias japonesas no mercado global."

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...