segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pesquisadores japoneses levantam mais dúvidas em relação a estudo sobre células Stap




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
A NHK obteve a informação de que equipes de vários institutos de pesquisas do Japão divulgaram relatórios elevando as dúvidas sobre conclusões controversas acerca das células conhecidas como Stap.

A controvérsia teve início em janeiro, quando a pesquisadora Haruko Obokata, do Instituto Riken, e outros autores publicaram artigos na revista científica Nature.

Eles diziam que haviam criado com sucesso células usando uma técnica conhecida como Stap, ou seja, aquisição de pluripotência induzida através de estímulo na sigla em inglês.

No entanto, um painel interno de investigação concluiu, em abril, que Obokata teria falsificado e manipulado dados em seus artigos.

Um grupo de cientistas do instituto Riken, que tem base em Yokohama, nas proximidades de Tóquio, realizou seu próprio estudo sobre as células que, segundo Obokata, teriam sido criadas por meio da técnica Stap. O grupo utilizou dados genéticos de uma base de informações online.

Os resultados mostram que é bastante provável que Obokata tenha usado células de duas linhages de camundongos: B6 e CD1. Obokata diz que usou a linhagem F1.

A NHK obteve a informação de que outras equipes de vários institutos de pesquisa alcançaram conclusões similares às do grupo de cientistas do instituto Riken que investigou a pesquisa de Obokata.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...