domingo, 24 de agosto de 2014

Governo japonês diz que exercícios militares da Rússia são inaceitáveis





Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, está pedindo fortemente à Rússia para não realizar mais exercícios militares nas ilhas situadas nos mares de Hokkaido, controladas pelo governo russo mas reivindicadas pelo Japão.

Abe expressou sua determinação durante uma reunião mantida com os principais membros do partido da situação Liberal Democrático, nesta sexta-feira, em Tóquio. Entre eles, incluíam-se Seishiro Eto, chefe da Sede da Parceria Diplomática e Econômica Regional, e Fukushiro Nukaga, ex-ministro das Finanças, atualmente chefe do comitê especial para questões territoriais do partido.

Eles discutiram a respeito dos exercícios militares que a Rússia conduziu na semana passada nas ilhas Etorofu e Kunashiri, duas das quatro ilhas de posse da Rússia, mas reclamadas pelo governo japonês. O Japão chama-as de Territórios do Norte.

Eto e outros parlamentares disseram que as ditas atividades executadas nas ilhas, que são território inerente do Japão, constituem um desafio para a soberania japonesa e são totalmente inaceitáveis.

Os membros entregaram uma proposta a Abe exortando o governo a tomar todas as medidas necessárias para lidar com o assunto.

A proposta foi adotada pelos grupos de legisladores do Partido Liberal Democrático especializados em questões diplomáticas.

Abe repetiu que os exercícios são inaceitáveis. Ele disse que o governo registrou um forte protesto contra a Rússia e exigiu que o país não repetisse tais atividades.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...