sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vizinhos de reatores nucleares recebem doses de iodo no Japão




Fonte:ATP
Os comprimidos devem ser conservados e as autoridades determinaram que as pessoas devem tomá-los imediatamente no caso da ocorrência de um vazamento radioativo
A prefeitura de Kagoshima, sudoeste do Japão, distribuiu doses de iodo estável às pessoas que vivem a menos de 5 km dos reatores nucleares Sendai 1 e 2, na primeira aplicação de medidas de precaução depois do acidente em Fukushima.

“Esta disposição diz respeito a 4.715 pessoas com mais de 3 anos e 2.420 já receberam comprimidos de iodo estável”, explicou à AFP um funcionário local.

Os comprimidos devem ser conservados e as autoridades determinaram que as pessoas devem tomá-los imediatamente no caso da ocorrência de um vazamento radioativo.

O iodo estável permite saturar a tireoides e evita que se instale nesta glândula o iodo 131 radioativo proveniente de uma central nuclear acidenta, protegendo assim a pessoa de um câncer.

Na França, desde 1997, os comprimidos de iodo são distribuídos aos residentes em um raio de 10 km em torno das centrais nucleares.

A distribuição em Kagoshima precede a reativação dos reatores Sendai 1 e 2, que a autoridade reguladora poderá autorizar em algumas semanas antes de receber também a luz verde dos políticos.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...