domingo, 14 de setembro de 2014

Japão anuncia 1ª usina nuclear apta a operar após desastre




Catástrofe de Fukushima provocou o vazamento de material radioativo em 2011. Usina certificada está localizada em região com atividade vulcânica


A usina nuclear de Sendai, localizada na ilha de Kyushu, ao sul do Japão
Três anos após o desastre de Fukushima, a nova agência regulatória nuclear do Japão declarou nesta quarta-feira que uma usina de energia atômica é segura para operar. Os reatores de Sendai, localizados na ilha de Kyushu, ao sul do país, foram aprovados pela Autoridade de Regulamentação Nuclear, criada há dois anos para restaurar a confiança do público na produção de energia nuclear.

Todas as 48 usinas do país foram fechadas pelo governo após um terremoto seguido de tsunami ter danificado o complexo de Fukushima e provocado o vazamento de material radioativo, em 2011, revela o Japan Times.

Mesmo com a aprovação, os reatores levarão meses para entrar em atividade novamente. Além de testes de segurança adicionais, a Companhia de Energia Elétrica de Kyushu, responsável por operar os reatores, deverá obter o aval dos governos locais para retomar os trabalhos.

A decisão final também terá de passar pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, que provavelmente assinará o acordo de funcionamento em dezembro.

A opinião pública, no entanto, se mostra cética quanto à capacidade do governo de assegurar a manutenção da segurança nas usinas. Localizada em uma região com atividade vulcânica, a usina de Sendai recebeu quase 18.000 questionamentos de cidadãos japoneses que gostariam de obter garantias sobre seu funcionamento. (AFP)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...