terça-feira, 9 de setembro de 2014

Moeda japonesa registra maior queda em quase 6 anos




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


No mercado de câmbio de Tóquio, a moeda japonesa perdeu terreno, na terça-feira, e era negociada no patamar de 106 ienes contra o dólar.

Às 17h, hora local, a moeda americana estava cotada entre 106,31 e 106,32 ienes, com avanço de 1,19 iene em relação à cotação de fechamento do dia anterior. Trata-se da cotação mais baixa do iene perante o dólar em quase seis anos.

Na segunda-feira, em Nova York, o iene deu continuidade à sua tendência de enfraquecimento, e a venda da moeda japonesa para a aquisição de dólares se intensificou.

A depreciação é atribuída à recuperação da economia americana e à crescente especulação no mercado de que a política de juros perto de zero implementada pelos Estados Unidos vai terminar mais cedo que o esperado.

Outro fato determinante é a força do dólar frente à libra esterlina diante dos relatos de que os separatistas superaram os unionistas no referendo sobre a independência na Escócia.

Segundo observadores, caso o iene se enfraqueça ainda mais, poderia haver elevação nos preços das importações de recursos energéticos e de matérias-primas. Isso afetaria adversamente a economia do país.

O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, declarou à imprensa que, embora ele não estivesse falando sobre um nível específico em mente, mudanças bruscas não são desejáveis. Aso afirmou que mudanças graduais são bem-vindas.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...