quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Bases americanas são questão-chave na eleição para governador de Okinawa




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

Hoje foi anunciada oficialmente a eleição para governador de Okinawa, que será realizada no dia 16 de novembro. Para analisar a disputa, conversamos hoje com o professor Takayoshi Egami, da Universidade Waseda.

"Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Okinawa foi ocupada pelos militares americanos e bases dos Estados Unidos foram construídas no arquipélago. Atualmente, Okinawa concentra cerca de 75% da área usada exclusivamente pelas Forças Armadas norte-americanas no Japão, apesar da província corresponder a apenas 0,6% de todo o território nacional. A população da região vem lutando pela redução da área das bases militares americanas, visando proteger seu estilo de vida.

Durante a ocupação, os Estados Unidos consideraram Okinawa o centro de ação de suas bases militares, e a vida dos residentes locais teria sido deixada em segundo plano. Após a devolução do arquipélago ao Japão em 1972, diversas medidas de promoção econômica foram implementadas, diferentemente do que se passou durante a ocupação americana, e houve obras de infraestrutura. Mesmo assim, a população da província continuou resoluta esperando que seu território fosse restaurado à condição de ilhas pacíficas, sem bases militares. A existência das bases americanas permanece sendo o ponto principal de disputa na política local.

Desde a devolução ao Japão, reformistas e conservadores vêm se alternando no governo de Okinawa. Sejam conservadores ou reformistas, os governadores de Okinawa recebem apoio da população da província devido aos seus pedidos constantes de redução das bases militares americanas na região.

Em 1996, os governos do Japão e dos Estados Unidos firmaram um acordo sobre a devolução do terreno usado pela base militar de Futenma, sob a condição de que a base aérea fosse transferida para outro local ainda dentro da província. Entretanto, a população de Okinawa se opõe à ideia. E agora, mais uma vez a questão voltou a lançar uma sombra sobre a eleição para governador.

Se um defensor do plano de relocação vencer o pleito, o governo japonês vai interpretar o resultado como uma aprovação pública do plano de transferência da base para Henoko, na província de Okinawa. Assim, o governo central aceleraria as obras de construção da base aérea de Henoko. Mas o prefeito da cidade de Nago, onde se localiza a área candidata a receber a base, é contra o plano, o que torna difícil avaliar se a transferência aconteceria de maneira tranquila.

Por outro lado, caso algum candidato contrário à transferência para Henoko seja eleito, isso criará um mal-estar para os governos japonês e americano. Se a transferência for forçada, a construção aconteceria sem o consentimento dos residentes locais, criando uma situação muito difícil. Neste caso, Okinawa, área chave para a estrutura de segurança Japão-Estados Unidos, seria grandemente afetada. Isto poderia também estremecer a parceria de segurança entre os dois países."

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...