terça-feira, 21 de outubro de 2014

Imperatriz japonesa celebra 80 anos


A Imperatriz Michiko completou 80 anos ontem, dia 20 e outubro, e convocou a todos a “arrancar os brotos de dor e conflito”.

Em uma carta publicada no site da Agência da Casa Imperial, Sua Majestade discutiu seus sentimentos ao atingir 80 anos de idade, seus pensamentos sobre os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e sua paixão pelas artes.

Apesar de não discutir explicitamente a responsabilidade do Japão na guerra, a Imperatriz focou nas vítimas japonesas e suas esperanças para o futuro.

“Acho que é importante para nós, que estamos em uma paz abençoada, apontar na direção de uma paz sem fim, e devemos juntar nossas forças, no Japão e no exterior, para arrancarmos os brotos de dor e conflito.”
A imperatriz também se referiu às sentenças proferidas contras os líderes japoneses do tempo da guerra por um tribunal militar organizado pelos EUA e países aliados após o fim da Segunda Guerra.

“Até hoje eu não consigo esquecer o medo que senti um dia após o fim da guerra, quando ouvi a emissão de sentenças Classe A para criminosos de guerra. Eu ainda era uma estudante do ensino médio e tinha pouco conhecimento sobre os fatos do início da guerra até a derrota. Portanto, naquele momento, não senti ódio pelos criminosos, mas senti um medo tão forte que sacudiu meu corpo em resposta ao fato de que existem posições que assumem as responsabilidades de toda a nação e seu povo para além do indivíduo”
A Constituição do Japão, adotada logo após a guerra, proíbe o país de usar força militar para resolver disputas internacionais. Recentemente, o gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe revisou a interpretação da Constituição para permitir que o Japão possa auxiliar seus aliados sob ataque, mesmo que o Japão não seja diretamente ameaçado.

Nascida em 1934, Michiko Shoda casou-se com o principe herdeiro Akihito em 1959.

“Em nossos mais de 50 anos juntos, o imperador sempre foi humilde. Embora ocasionalmente rigoroso comigo e com as crianças, ele sempre foi tolerante e nos guiou. Acredito que cheguei até aqui graças à ele.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...