segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Reconstrução é ponto central na eleição de Fukushima




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A primeira eleição para governador da província de Fukushima após o terremoto de 2011 foi anunciada na quinta-feira. Este será o primeiro pleito também desde o acidente com a usina nuclear Fukushima I, operada pela Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco). Para ouvir mais detalhes sobre a eleição, conversamos com o comentarista sênior da NHK Shinji Oota.

"O mandato de governador é de quatro anos. A eleição este mês está sendo realizada porque o atual governador, Yuhei Sato, que já serviu dois mandatos em um total de oito anos, deixará o cargo no próximo mês.

A questão central desta disputa será como reconstruir a área atingida pelo tsunami e o acidente nuclear. Os problemas são muitos. Entre os desafios estão: moradias para os desabrigados, que continuam a viver em abrigos temporários, incremento nos esforços de descontaminação, e a criação de centros temporários de armazenamento de solo contaminado e outros detritos. Além disso, o novo governador terá que lidar com as informações errôneas divulgadas sobre a radioatividade, que afetaram as vendas de bens produzidos na província de Fukushima. Outra prioridade será a reconstrução da economia da região. A questão se torna ainda mais difícil ao ver que estes problemas são interligados.

Por exemplo, a não ser que a descontaminação termine, não somente as pessoas não poderão voltar para suas casas mas também os boatos sobre a radioatividade vão continuar. Contudo, a descontaminação não pode prosseguir caso uma instalação de armazenamento dos materiais contaminados não seja construída. Os temores públicos vão ser alimentados, entretanto, se as autoridades forçarem a construção das instalações sem seu consentimento. A não ser que estes obstáculos consigam ser superados, será difícil para as pessoas voltarem para as suas casas, e a reconstrução econômica vai sofrer mais atrasos. A reconstrução de Fukushima está entrando em uma etapa crucial. A atual eleição é importante porque o público vai escolher uma pessoa para ajudar a liderar os esforços de resolução destas difíceis questões.

O que é preocupante é que os problemas são diversos, e os candidatos estão todos enfatizando pontos diferentes. Isso dificulta perceber qual é o foco da eleição. Eu conversei com vários eleitores na província, e muitos deles dizem que não tem certeza sobre em que devem basear sua decisão. Para encorajar as pessoas a saírem e votar, espero que cada candidato mostre um plano específico sobre como ele ou ela planeja reconstruir a área e como se diferencia dos outros candidatos."

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...