segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Vietnã adota modelo japonês de futebol




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved
O Japão e o Vietnã estão aumentando a cooperação no setor de esportes. A seleção do Vietnã passou a ser treinada por um técnico japonês este ano e encontra-se atualmente num campo de treino em Osaka, no oeste do Japão. O principal organizador da V-league, a liga profissional de futebol do Vietnã, também é japonês. Isto foi resultado de um acordo de cooperação assinado em julho entre a Associação de Futebol do Japão (JFA), e sua contraparte vietnamita. Este foi o primeiro acordo deste tipo para o futebol do Vietnã, cuja população gosta muito do esporte. Hoje, para o Comentário, conversamos com Le Hoai Anh, secretário-geral da Federação de Futebol do Vietnã (VFF), sobre a cooperação entre os dois países.

Quais são as intenções do Vietnã ao assinar este acordo de cooperação?

Le Hoai Ahn explica: "O futebol profissional começou no Vietnã no ano 2000, criando oportunidades para que os atletas locais pudessem jogar com estrangeiros. Muitos times, incluindo a seleção, foram treinados por técnicos ocidentais ou sul-americanos, obtendo vitórias em competições no sudeste asiático. Contudo, para que elas fiquem mais competitivas precisamos tornar nossas ligas de futebol mais organizadas, desde as equipes amadoras até o nível mais profissional."

Por que o senhor escolheu o Japão, entre tantos outros países com equipes mais fortes?

Segundo o secretário-geral da Federação de Futebol do Vietnã, o futebol do Japão é considerado o melhor da Ásia, não apenas no desempenho mas também em termos de organização, gestão e operação de sua liga nacional.


Ele diz acreditar que a JFA é bem sucedida por se concentrar nos seguintes três aspectos: "Número 1: Treinamento de técnicos; Número 2: Treinamento de jogadores desde a infância e a melhoria dos clubes de futebol nas escolas; e Número 3: Investimento em melhorias na liga profissional.

Le Hoai Ahn acredita também que a JFA lidera na Ásia em termos do número de atletas e técnicos bem treinados, e na atualização de informações sobre novos métodos de treinamento e novas tendências do futebol.

Como países da Ásia, o Japão e o Vietnã têm semelhanças de cultura e de sociedade. Por isso, ele acredita que o know-how do Japão vai ser útil nas atuais condições do Vietnã. Por exemplo, é difícil para os vietnamitas criarem massa corporal, da mesma maneira que isso era difícil para os atletas japoneses há muitos anos. Os japoneses conseguiram encontrar maneiras de compensar as desvantagens físicas dos asiáticos.

Terminamos perguntando quais são as previsões para o futebol do Vietnã. Segundo Le Hoai Ahn, a longo prazo, sua federação pretende enviar jogadores vietnamitas para jogar em times de primeira classe em todo o mundo, antes de partir para seu objetivo maior, que é competir numa Copa do Mundo da FIFA.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...