sábado, 1 de novembro de 2014

Níveis de césio oscilam no solo da usina nuclear Fukushima 1




Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, ou Tepco, declarou que os níveis de césio radioativo na água contida no solo do complexo da usina nuclear Fukushima 1 oscilaram muito durante a última semana.

A maior concentração de césio foi detectada pela Tepco na quarta-feira em amostras de água coletadas em dois poços de monitoramento próximos ao prédio de um reator da usina. Um poço continha 428 mil becquerels por litro, enquanto o outro apresentava 458 mil becquerels por litro.

Mas, apenas dois dias depois, a leitura do primeiro poço caiu para 5.200 becquerels, número cerca de 80 vezes inferior ao nível detectado na quarta-feira. A concentração no outro poço permaneceu na casa dos 470 bequerels, quase um milésimo da quantidade mensurada previamente.

A Tepco afirma que estes poços estão conectados abaixo do solo com outros poços que estão altamente contaminados. A companhia de energia supõe que o césio teria contaminado os poços entrando com a água vinda das fortes chuvas deste mês, misturando-se depois com a água subterrânea

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...