segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Por que alguns casais japoneses preferem camas separadas?




Fonte:Ipcdigital
As tradições e costumes japoneses podem parecer peculiares para os olhares ocidentais. Quando um casal passa a dormir em camas separadas, significa que o amor e a felicidade acabaram? Não necessariamente. Algumas questões de praticidade e de cultura explicam esse comportamento entre os casais japoneses.

O futton não foi feito para casais

Segundo os estudiosos da cultura oriental, o futton foi criado originalmente para ser usado apenas por uma pessoa. Durante séculos, os casais japoneses dormiam no mesmo quarto mas em futtons separados. Quando o casal queria mais intimidade e afeto, bastava juntar as duas partes. Somente após a revolução cultural da era Meiji que os casais passaram a dormir e camas grandes, como é o costume atual.

Qualidade do sono

De acordo com vários estudos científicos, casais que preferem camas separadas dormem melhor. O ronco e os movimentos noturnos do cônjuge prejudicam o sono do companheiro de cama. Sabiamente, alguns casais japoneses adotaram as camas separadas como a solução para um sono tranquilo. O fato de o Japão ser o país onde há o maior número de empregos com turnos diferenciados também contribui para que o casal opte por dormir em camas separadas.

Filhos pequenos

No Japão, é um costume entre as mães jovens dormirem com seus filhos nos primeiros anos de vida. Conforme a criança cresce, ela passa a ter a sua própria cama, mas muitas mães não conseguem se adaptar novamente ao costume de dormir com seus maridos e continuam dormindo em camas separadas. Esse costume se estende até a velhice, onde muitos casais preferem não só camas separadas, mas também quartos separados.

Divórcio amigável

Um fenômeno muito praticado era pouco conhecido na sociedade até os dias de hoje. Somente com os estudos recentes mais aprofundados é que se descobriu uma prática muito comum entre os casais de meia idade. O chamado “divórcio amigável” é a razão pela qual a taxa de divórcio oficial do Japão é muito baixa se comparada ao resto do mundo. Muitos casais japoneses, principalmente os casados há mais de duas décadas, não querem acabar com seus casamentos de forma legal e concordam em se separar vivendo sobre o mesmo teto e com a mesma rotina. Após criarem seus filhos, muitos casais não compartilham mais sentimentos afetivos, mas se veem fortemente ligados por laços financeiros e familiares. O divórcio amigável é uma forma mais prática de lidar com a separação sem recorrer aos tramites de um divórcio legal.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...