segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Aprenda a usar um AED, você pode salvar uma vida




Fonte:Ipcdigital

AED (Automated External Defibrilator)

O AED é um aparelho médico portátil que serve para normalizar o rítmo cardíaco em momentos de uma parada cardíaca ou arritmia, através do choque elétrico. Ele está disposto em várias instituições públicas e em grandes repartições de muita frequência comunitária. Quando acontece a parada cardíaca ou a arritmia, (extrassístole ou taquicardia ventricular, i.e., estado em que o coração fica “tremendo” ou em “espasmo”, e perde a capacidade de bombear o sangue para o corpo todo), os órgãos, principalmente o cérebro fica sem a irrigação sanguínea. Isto aumenta o risco de morte ou deixa sequelas graves caso sobreviva.

No Japão, leva-se em média 8 minutos para a chegada da ambulância desde a sua chamada pelo número 119. A cada um minuto de atraso da desfibrilação, diminui-se de 7 a 10 % de possibilidade de sobrevida, então, se não houver a circulação sanguínea por mais de 3 a 4 minutos, há um gande risco de prejudicar o cérebro. É muito importante fazer os primeiros socorros com a ressuscitação cárdio-respiratória e a desfibrilação por choque elétrico, até a chegada da ambulância.

Se acontecer eventualmente de alguém ao seu redor perder a consciência e cair (na rua, em auditórios, no trabalho, etc.), estiver descorado e sem movimentos respiratórios, peça ajuda falando alto em japonês: “TASUKETE KUDASAI – DAREKA TAOREMASHITA” (por favor, ajude-me, alguém desmaiou). Em seguida, peça para pegar o aparelho AED (ou corra para pegá-lo) e também, peça para chamar ambulância e a sua ajuda. “EEIIDII NO KIKAI WO ONEGAISHIMASU. KYUUKYUUSHA WO YONDEKUDASAI”. “TETSUDATTE KUDASAI”.


COMO USAR UM AED

1-Até que chegue o aparelho, faça a massagem cardíaca. (em média, 15 massagens e 1 respiração boca-a-boca para cada 15 segundos). Com o aparelho presente, não vacile, não tenha medo de usá-lo; aperte o botão verde da tampa  “ON”.
2-Exponha o tórax da pessoa (desabotoe a veste ou descubra o peito)
3-Retire rapidamente, os metais (acessórios, pulseira, etc).
4-Cole um eletrodo-adesivo na lateral superior do peito direito e o outro, na lateral inferior da peito esquerdo (há desenho indicativo no adesivo).
5-Conecte os fios no aparelho, quando fará a leitura das ondas eletrocardiográficas. Se necessário a desfibrilação, o aparelho dirá “JYOSADOU GA HITSUYOUDESU” (é necessário desacelerar o batimento.)
6-Todos devem-se afastar da pessoa antes de acionar o botão, pois podem levar choque também.
7-Aperte o botão “ON”
8-Repita a massagem cardíaca por mais ou menos 2 minutos, quando a máquina irá verificar se necessário um novo choque ou a massagem cardíaca. Neste ínterim, esperamos que a ambulância chegue. Peça ajuda e divida as funções. É importante manter a calma e a coordenação das ações, e você poderá salvar uma vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...