terça-feira, 31 de março de 2015

Acadêmico japonês avalia a revisão da lei de controle de imigração


Fonte: Nhk World
Segundo uma revisão da legislação do controle de imigração do Japão haverá, a partir de quarta-feira, uma mudança no status de residentes estrangeiros do país, com a criação de uma nova categoria para profissões altamente especializadas. Isso permitirá a entrada de estrangeiros que poderão ser empregados em atividades múltiplas, como por exemplo numa universidade e numa empresa ao mesmo tempo. Até agora, residentes estrangeiros só tinham permissão para agir dentro do contexto de uma qualificação. Além disso, a qualificação “investimento-gerência” será modificada para “gerência-supervisão”, o que permitirá a companhias japonesas abrirem suas portas a mais estrangeiros em atividades de supervisão de gestão.

Hoje, para o Comentário, Yasushi Iguchi, professor da Faculdade de Economia da Universidade Kwansei Gakuin conversa conosco sobre a revisão da lei de controle de imigração.

Começamos perguntando qual é o objetivo desta revisão da legislação de controle de imigração.
Iguchi responde: “O objetivo é promover a aceitação de estrangeiros, especialmente de profissionais altamente qualificados, para revitalizar a economia japonesa. A categoria “profissionais altamente qualificados” inclui três áreas: pesquisas, tecnologia e gestão corporativa.

Na verdade, desde 2012, de acordo com o regulamento do Ministério da Justiça, as portas estão mais abertas a “profissionais altamente qualificados”. Há um sistema de pontos que são dados de acordo com qualificações, habilidades, salários e outros critérios, e as condições para a obtenção do status de residente foram facilitadas para candidatos com um número de pontos superior ao requisitado. Desta vez a lei foi revisada também para permitir a implementação desse sistema. Isto faz parte da “Abenomics”, a estratégia de revitalização do Japão.

Anualmente, cerca de 10 mil estudantes estrangeiros permanecem no Japão depois de terminar seus estudos. Contudo, economias emergentes como a China e a Índia, progridem no seu desenvolvimento, e está aumentando a tendência de estudantes que retornam aos seus países depois de se formarem, em vez de ficarem no Japão. A revisão legal feita desta vez criou tratamentos preferenciais para “profissionais altamente qualificados”, como por exemplo a concessão de residência permanente após um período mais curto, de 5 anos no país, além da concessão de permissão de trabalho para cônjuges. No passado, estrangeiros com visto de cônjuge não podiam trabalhar no Japão. O objetivo dessas mudanças na legislação é permitir que estrangeiros altamente qualificados fiquem mais tempo no Japão.”

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...