domingo, 19 de abril de 2015

Japão protesta contra notificação norte-coreana de suspensão de negociações bilaterais


O Japão protestou contra a Coreia do Norte depois de receber notificação sugerindo a suspensão de negociações bilaterais sobre a investigação do paradeiro de cidadãos japoneses, incluindo aqueles que foram sequestrados por agentes da Coreia do Norte.

O governo registrou o protesto através de canais diplomáticos, em Pequim, nesta sexta-feira.

Um dia antes, Pyongyang notificara o Japão de que as negociações estão enfrentando dificuldades.

A Coreia do Norte está exigindo um pedido de desculpa pela batida policial à casa do líder de um grupo que é a favor de Pyongyang no Japão, alegando que o mesmo é suspeito de violar o embargo de comércio com o lado norte-coreano.

O governo japonês afirma que vinha implementando rigorosamente um acordo bilateral concluído em maio do ano passado e que a notificação atual da Coreia do Norte é inaceitável.

O acordo estipulava que o Japão suspenderia algumas de suas sanções contra a Coreia do Norte em troca de uma investigação renovada e abrangente do destino de cidadãos japoneses, inclusive daqueles que foram sequestrados por agentes norte-coreanos.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...