quarta-feira, 27 de maio de 2015

Governo japonês reforça necessidade de transferência de base aérea dos EUA dentro de Okinawa


O secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, afirmou que abandonar um existente plano de transferência da base aérea de Futenma dentro da província de Okinawa, no extremo sul do país, seria equivalente a transformar sua atual localização em uma base militar permanente.

Ontem dia 26, Suga declarou à imprensa que o dever do governo é garantir a segurança de todas as pessoas em Okinawa e no resto do Japão, e que o clima de segurança envolvendo o país é grave.

O governo quer transferir a base aérea de seu local atual, em uma área densamente povoada, para o distrito costeiro de Henoko, na cidade de Nago.

O secretário-chefe do gabinete japonês declarou que trata-se da única medida capaz de manter a dissuasão proporcionada pela aliança nipo-americana.

Segundo Yoshihide Suga, abandonar o plano de transferência para Henoko seria o mesmo que transformar a base aérea de Futenma em um local fixo e permanente.

Suga afirmou que as obras de aterramento no local planejado foram aprovadas e que o governo não tem intenção de mudar o plano com base em leis relevantes. Ele declarou que o meio ambiente e a vida das pessoas serão tratadas com a máxima consideração.

Perguntado se o governador de Okinawa, Takeshi Onaga, tem autoridade para suspender a construção, o secretário-chefe do gabinete japonês respondeu que tal desenrolar seria impensável. Ele disse que os procedimentos adotados pelo governo são perfeitamente legais.
fonte: NHK

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...