quinta-feira, 14 de maio de 2015

Polícia japonesa prende suspeitos de importar ilegalmente cogumelos da Coreia do Norte



O governo do Japão afirmou que a prisão do filho do presidente de uma organização pró-Coreia do Norte é um assunto à parte do caso de sequestros de cidadãos japoneses a mando de Pyongyang.

Na terça-feira, a polícia japonesa prendeu três pessoas sob suspeita de importação ilegal de cogumelos do tipo matsutake da Coreia do Norte. O governo japonês impôs uma proibição total de comércio com o lado norte-coreano, em resposta aos testes nuclear e o lançamento de mísseis patrocinados por Pyongyang.

Dentre os três presos está o filho de Ho Jong Man, presidente da Associação Geral dos Residentes Coreanos no Japão. Como ambos os países não mantêm relações diplomáticas, a organização pró-Coreia do Norte é considerada, na prática, como a embaixada do país em território japonês.

De acordo com a Associação Geral dos Residentes Coreanos no Japão, a prisão carece de base legal, sendo extremamente injusta e um ato perpetrado por fascistas movidos pela injuria dos americanos.

O governo japonês afirmou que a investigação policial é baseada na lei e em evidências. Disse também que se trata de um assunto à parte das negociações com a Coreia do Norte no tocante à questão dos sequestros de cidadãos japoneses.

No mês passado, Pyongyang reagiu veementemente após a polícia japonesa ter revistado a residência do presidente da organização pró-Coreia do Norte sob suspeita de comércio ilegal. A Coreia do Norte transmitiu ao Japão que encontros intergovernamentais sobre a investigação dos sequestrados japoneses não poderiam ser realizados.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...