domingo, 7 de junho de 2015

Lei de Medidas do Emprego: Trabalhador e empresa, mais próximos


A Lei de Medidas do Emprego (Gai-kokujin Koyoo Jookyo Houkoku Seido 外国人雇用状況報告制度) traz orientações para que empregadores com trabalhadores estrangeiros se esforcem para a melhoria das relações entre patrões e funcionários. Agora, por exemplo, as empresas precisam informar os dados dos estrangeiros contratados e os que se desligaram.

Entre as inúmeras sugestões, está a de aproveitamento da mão-de-obra dos ryugakuseis, bolsistas estrangeiros com nível universitário que vêm aperfeiçoar seus conhecimentos no Japão. Diz o texto: “Eles (os empregadores) devem ficar atentos quanto à vantagem de recrutar estudantes estrangeiros, pois eles podem corresponder à expectativa de oferecer idéias originais graças à sua diferenciada bagagem educacional e cultural, resultando na revitalização e na globalização da empresa”.

Recomenda também para que os empregadores difundam as regulamentações da Lei de Normas de Trabalho, por meio de distribuição de publicações de fácil entendimento. Da mesma forma, devem implementar educação de segurança e de saúde para os estrangeiros de modo que o conteúdo seja facilmente entendido.

Devem certificar-se que a maneira de usar as máquinas e equipamentos, os aparatos de segurança, e os equipamentos de proteção estejam plenamente entendidos pelos funcionários estrangeiros. É recomendado, ainda, que os empregadores implementem o ensino da língua japonesa para que os trabalhadores estrangeiros obtenham habilidades no idioma para que possam entender ordens, assim como para prevenir acidentes.

Em relação à vida diária, a recomendação é que os empregadores assegurem aos funcionários estrangeiros uma adaptação tranqüila no Japão, orientando-os para que se aprofundem nos hábitos, cultura, costumes e cultura de trabalho do país.

Qualquer dúvida em relação às orientações sobre condições e segurança de trabalho pode ser obtida na Delegacia de Inspeção de Nomas Trabalhistas (Roo-doojikun Kantokusho 労働基準監督署) ouna Divisão de Inspeção do Departamento de Normas Trabalhistas da Secretaria do Trabalho (Roodookyoku Kijunbu Kantokuka 労働局基準部監督課).

Fonte: Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...