domingo, 12 de julho de 2015

Áudio do discurso de rendição do Imperador Hirohito será divulgado


A Casa Imperial do Japão informou que irá divulgar a gravação original do discurso de rendição do Imperador Hirohito, onde anuncia a rendição do Japão às forças aliadas lideradas pelos EUA, em 15 de agosto de 1945.
A fita original, conhecida como “gyokuon hoso” (transmissão imperial), tinha sido guardada pela agência da Casa Imperial e apenas uma cópia editada foi divulgada amplamente. O porta-voz a agência disse que a gravação foi restaurada ao seu estado original e será disponibilizada digitalmente no próximo mês.
“Vamos divulgar o áudio para comemorar o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial”, disse o porta-voz em entrevista coletiva, acrescentando que o interesse da população pelo período Showa aumentou desde a publicação de um livro com 12 mil páginas sobre a vida do Imperador Hirohito.
A transmissão do discurso pré-gravado começou ao meio-dia do dia 15 de agosto de 1945.
“À medida que se aproximava o meio-dia, pude perceber que todas as pessoas interromperam seus afazeres, gerando uma paralização completa.” disse o advogado russo Issac Shapiro, um dos poucos estrangeiros que moravam no Japão na época.
“O imperador falou naqueles termos estranhos e arcaicos, típico japonês dos pronunciamentos imperiais. Ao invés de entender, pude sentir aquelas palavras tão diferentes do japonês coloquial que eu usava diariamente. Mesmo sem entender as palavras nobres, todos aqueles que escutavam sabiam que a guerra tinha terminado”, escreveu o Shapiro em uma edição de 1985 do The Wall Street Journal.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...