domingo, 14 de fevereiro de 2016

Coreia do Norte poderá extrair plutônio em questão de semanas ou meses, diz EUA


Um funcionário de alto escalão do setor de inteligência dos Estados Unidos afirmou que a Coreia do Norte poderá iniciar a extração de plutônio, a partir de um reator nuclear religado, em questão de semanas ou meses.
A previsão foi feita pelo diretor de Inteligência Nacional, James Clapper, em sua avaliação sobre ameaças mundiais diante do Comitê de Serviços Armados do Senado na terça-feira.
Segundo Clapper, funcionários do setor de inteligência concluíram que o lado norte-coreano ampliou seu complexo nuclear de Nyongbyon e já religou um reator experimental.
Ele disse ainda que Pyongyang tem operado o reator o tempo suficiente para que possa dar início à retirada de plutônio, a partir de combustível gasto, em questão de semanas ou meses.
A Coreia do Norte havia desativado o reator experimental em concordância com um acordo firmado entre seis partes em 2007.
No entanto, sob a liderança de Kim Jong Un, o lado norte-coreano declarou, em abril de 2013, que iria reiniciar o reator.
Em setembro do ano passado, o país anunciou que o complexo de Nyongbyon havia retomado suas operações normais.
James Clapper afirmou que a Coreia do Norte está desenvolvendo um sistema de mísseis balísticos por lançador móvel em terra que é difícil de ser detectado por satélites de vigilância.
Fonte: Nhk World

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...