sábado, 19 de março de 2016

Pesquisadores da Universidade de Osaka desenvolvem tecidos do olho humano com células iPS




Um grupo de pesquisadores da Universidade de Osaka disse que desenvolveu uma técnica para criar células que podem formar vários tipos de tecidos do olho humano, utilizando células-tronco pluripotentes induzidas, ou células iPS, de humanos.
O grupo afirmou que irá apresentar à comissão de avaliação da universidade até o final de março de 2017 um plano para iniciar estudos clínicos.
A equipe, liderada pelo professor Koji Nishida, confirmou que o uso de uma proteína chamada laminin-511 permite o cultivo de agrupamentos redondos de células a partir de células iPS em cerca de um mês.
Cada um dos agrupamentos tem 4 camadas contendo diversas células que podem se tornar tecidos do olho humano, como por exemplo nervos, retina, cristalino e córnea.
A equipe criou uma camada da córnea com essas células, que foi transplantada para o olho de um coelho. A córnea funcionou.
O grupo pretende aplicar essa tecnologia para criar tecidos de córnea a partir de células iPS a fim de iniciar testes clínicos para pacientes que sofrem de perda ou deficiência da córnea devido a ferimentos ou doenças

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...