segunda-feira, 7 de março de 2016

Segundo grupo, 4,68 milhões de pessoas podem ser vítimas potenciais de morte por excesso de trabalho no Japão



Evitar a morte por excesso de trabalho (karoshi) é uma questão de Estado no Japão. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social desenvolve um projeto com objetivos numéricos para prevenir ou minimizar o karoshi.

O comitê criado para esta finalidade estabeleceu metas mensuráveis. Uma delas é a redução da proporção de pessoas que trabalham mais de 60 horas por semana para 5% ou menos até o ano de 2020. Outro intuito é fazer os trabalhadores utilizarem pelo menos 70% de suas férias remuneradas, informou o Mainichi Shimbun. No entanto, parentes de vítimas de karoshi e advogados almejam a redução para 0% no número de pessoas que trabalham mais de 60 horas semanais.

Constituído por familiares das vítimas de karoshi, líderes sindicais, líderes empresariais e pesquisadores acadêmicos, entre outros, o grupo propõe a realização de atividades educativas e melhorias nos sistemas de aconselhamento. Um proposta da entidade servirá de base para um projeto de lei que o governo deve aprovar formalmente.

A reportagem do Mainichi divulgou que 17% dos homens na faixa dos 30 anos trabalham mais de 60 horas semanais, situação que os colocam em risco de morte por excesso de trabalho, segundo o comitê. Além disso, 4,68 milhões de pessoas no Japão podem ser potenciais vítimas de karoshi e 16% dos trabalhadores nunca tiraram folga, advertiu o grupo.

No ano passado, 2.227 pessoas se suicidaram por esgotamento ou preocupações com o trabalho no país, conforme a Agência Nacional de Polícia. Apesar disso, somente 63 suicídios no ano fiscal 2013 foram atribuídos oficialmente ao excesso de trabalho.

Por causa da grande diferença entre os dois números, o grupo solicitou uma investigação mais profunda. A preocupação com o karoshi cruzou as fronteiras do Japão e a ONU pediu ao governo japonês para tomar medidas para que seus habitantes não trabalhem tanto.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...