domingo, 10 de abril de 2016

Número de morte por excesso de trabalho não para de crescer no Japão, segundo Ministério do Trabalho




Segundo o Ministério do Trabalho japonês o país está assistindo a um número recorde de pedidos de indenização relacionados com a morte por excesso de trabalho, chamado de “karoshi”, um fenômeno associado ao longo sofrimento do trabalhador que está afligindo cada vez mais os trabalhadores jovens e as mulheres também.
O relaxamento das leis feito pelo atual governo para atrair mais pessoas ao mercado de trabalho tem levado as empresas a “apertar” os funcionários, trazendo, às vezes, consequências trágicas.
Os pedidos de indenização subiram para um recorde de 1.456 no último ano, segundo dados do Ministérios do Trabalho. Os casos mais concentrados estão na área da saúde, serviços sociais, transporte e construção.
Hiroshi Kawahito, secretário-geral do Conselho de Defesa Nacional de Vítimas de “karoshi”, disse que o número real, provavelmente, deva ser 10 vezes maior que o divulgado, mas o governo está relutante em reconhecer tais incidentes.
O Ministério reconhece dois tipos de “karoshi”: a morte por doença cardiovascular ligada ao excesso de trabalho e suicídio frente ao estresse mental relacionado ao trabalho.
A morte por doença cardiovascular é possível de ser considerada “karoshi” se um empregado trabalhou 100 horas extras no mês anterior, ou 80 horas de trabalho extraordinário em dois ou mais meses consecutivos nos últimos seis anos.
Um suicídio pode qualificar-se se ele trabalhou mais de 160 horas extras em um mês ou mais de 100 horas de trabalho extraordinário por três meses consecutivos.
Ativistas argumentam que o aumento de casos entre jovens e mulheres deve-se ao fato de que jovens candidatos muitas vezes aceitam às más condições de trabalho devido à falta de experiência, enquanto as mulheres porque estão tentando voltar ou entrar no mercado de trabalho.
Como a população do Japão está diminuindo a cada ano, o intuito do governo é tentar levar as empresas a melhorar suas condições de trabalho e atrair mais trabalhadores, sem abusar deles.
FONTE: REUTERS e JAPAN TODAY

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...