sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Presidente das Filipinas declara política de distanciamento dos Estados Unidos


Presidente das Filipinas declara política de distanciamento dos Estados Unidos
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, declarou que mudará a política externa do seu país, com enfoque nas relações com os Estados Unidos para aquela voltada à China.
Duterte fez um discurso em uma reunião de negócios realizada em Pequim, na quinta-feira, e afirmou anunciar sua separação dos Estados Unidos tanto no campo militar como econômico.
Mais cedo, nesse mesmo dia, Duterte se encontrou com o presidente da China, Xi Jinping. Os dois líderes evitaram entrar em detalhes no que diz respeito às disputas territoriais no Mar da China Meridional e concordaram em melhorar as relações.
Eles também acordaram que a China dará apoio às Filipinas com assistência econômica, inclusive na construção de infraestrutura e na agricultura.
O gabinete presidencial das Filipinas disse que Xi Jinping oferecerá mais de 9 bilhões de dólares em empréstimos. Espera-se que a China faça uma promessa de um total de 13 bilhões e 500 milhões de dólares em assistência econômica, incluindo investimentos privados, durante a visita de Duterte.
As Filipinas são um país aliado dos Estados Unidos que tem uma política externa de reequilíbrio para a Ásia. Contudo, Duterte deixou clara a sua posição de dar maior ênfase às relações com a China do que àquelas com os Estados Unidos, após a grande oferta de ajuda econômica.
Fonte: NHK WORLD PRESS

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...