sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Cerimônia em Okinawa marca devolução parcial de área militar americana ao controle japonês


Ontem dia 22 de dezembro,quinta-feira, o governo japonês realizou uma cerimônia em Okinawa para marcar a devolução de parte de uma grande área de treinamento militar dos Estados Unidos na província, localizada no sul do Japão.
A Área de Treinamento do Norte é o maior campo militar americano em Okinawa, ocupando parte de duas cidades. Cerca de metade dela, uma área de aproximadamente 4 mil hectares, foi devolvida ao controle japonês na quinta-feira. A devolução foi feita segundo um acordo bilateral firmado em 1996.
A transferência foi realizada após o fim das obras de construção de seis heliportos militares para as aeronaves americanas de rotor giratório Osprey. Tais obras eram uma das condições estipuladas no acordo para a devolução do terreno.
Segundo o secretário-chefe do Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, trata-se da maior devolução de terreno desde que o governo dos EUA entregou Okinawa ao controle japonês, em 1972.
Suga afirma que isso levou a uma redução de 20% da área terrestre usada pelas forças americanas na província. Além disso, irá contribuir significativamente nos esforços para reduzir o fardo de Okinawa em receber diversas bases militares dos Estados Unidos.
No entanto, o secretário-chefe também reconheceu que a construção dos heliportos representa um aumento do fardo okinawano.
Yoshihide Suga declarou que o governo promete dar assistência financeira e tomar outras medidas para ajudar no desenvolvimento do terreno devolvido, conforme pedido anterior das duas municipalidades envolvidas.
Fonte; NHK World

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...