sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cresce a demanda por brasileiros que vivem no Japão para trabalhar em firmas japonesas no Brasil

Cresce a demanda por brasileiros que vivem no Japão para trabalhar em firmas japonesas no Brasil
Por Uehara Yuu  
 fonte:NHK World Press All Rights Reserved  


Empresas japonesas estão investindo ativamente no Brasil, e a tendência é de que essas firmas contratem brasileiros que moram no Japão. Mais de 200 mil brasileiros vivem no país, e empresas japonesas estão tentando garantir a mão de obra em potencial entre eles e contratá-los para trabalhar nos escritórios e fábricas de suas firmas no Brasil.

No Comentário de hoje, perguntamos a Gilberto Nascimento, encarregado de pesquisa econômica no escritório da Jetro, Organização de Comércio Exterior do Japão, em São Paulo, sobre o que há por trás desta tendência de empresas japonesas.

Ele diz: "Recentemente tem aumentado bastante o número de empresas japonesas que têm vindo ao Brasil. Mas não é só o número. A diversidade de segmentos das empresas também aumentou bastante. Há muitas empresas do ramo automotivo tradicional como a Toyota e Nissan, que estão expandindo sua atuação no Brasil, e consequentemente pequenas e médias empresas de autopeças também têm vindo bastante. Existem as empresas de outros segmentos que não se viam antes, como a Rakuten e a Sukiya, por exemplo.

Muitos trabalhadores japoneses que vêm para cá não falam português. Então, como consequência, existe uma grande demanda por trabalhadores brasileiros que falam japonês. Principalmente, na área técnica, eles necessitam engenheiros que saibam português e japonês para que possam fazer parte da cooperação técnica com as empresas brasileiras e na instalação de novas fábricas. Então, essas empresas têm problema de falta de mão de obra de brasileiros que falam japonês.

Só que eles precisam também de qualificação. Os que as empresas querem são pessoas que saibam a língua japonesa bem, tenham a certificação de língua japonesa de nível 1 ou nível 2, e que tenham também certificados, por exemplo, sejam engenheiros, advogados, contadores, pessoas de RH, e que, claro, que tenham conhecimento do ambiente de uma empresa japonesa."

Gilberto explica sobre o mérito de contratar brasileiros que têm experiência de trabalho no Japão. 

Ele diz: "As pessoas que têm experiência de trabalho no Japão conhecem o ambiente de empresas japonesas. Então elas sabem como lidar com superiores e conhecem, por exemplo, hierarquia da empresa japonesa. Elas sabem como se comportar com os clientes. Então, não só ambiente, mas como lidar com clientes japoneses também. Essa experiência e o knowhow técnico que elas adquiriram nas empresas japonesas são muito importantes aqui no Brasil também. As pessoas, por exemplo, que trabalhavam em fábrica e têm a experiência de liderança, exerceram um cargo de liderança no Japão, e quando voltam para cá, se elas tiverem um nível bom de japonês, há possibilidade de serem contratadas para um cargo mais alto."

E será que está tendência vai continuar no futuro? 

Ele diz: "Eu acredito que sim, porque as empresas japonesas continuam vindo para o Brasil, e aumentando o número de empresas japonesas. Então, consequentemente, acredito que vai continuar aumentando essa demanda por pessoas que saibam japonês por um bom tempo ainda." 





0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...