segunda-feira, 29 de abril de 2013

O emprego de uma banda feminina na propaganda oficial da Coreia do Norte




Por Uehara Yuu
Fonte:Nhk World Press All Rights Reserved

Na Coreia do Norte, a banda musical feminina Moranbong tem sido muito elogiada por promover a imagem do regime no país. Nesta edição do Comentário, o correspondente da NHK em Pequim Hiroshi Takano explica o que realmente estaria por trás de grupos musicais idolatrados na Coreia do Norte.

- Que tipo de grupo é a banda Moranbong?

"A banda Moranbong é um grupo de música pop que foi criado um ano atrás por ordem do líder norte-coreano Kim Jong Un. É formado por 18 jovens, incluindo as que têm só participação vocal e as que tocam violino, piano e guitarra. A banda estreou na rede estatal de televisão em julho. O show de que participou foi também o primeiro evento público a contar com a presença de Kim Jong Un e sua mulher. As jovens logo conquistaram fama com apresentações de palco em minissaia - traje inusitado na Coreia do Norte -, interpretando canções dos Estados Unidos, nação considerada inimiga."

- Que detalhes já são conhecidos a respeito dessa propaganda norte-coreana?

"A propaganda oficial por meio de apresentações de enaltecimento a Kim Jong Un é utilizada em importantes feriados nacionais, como o de Ano-Novo e o da data de fundação do Partido dos Trabalhadores Norte-Coreanos. Trata-se de shows que são em geral transmitidos pela televisão e usados para insuflar o orgulho nacional. Em dezembro, o grupo se apresentou em um banquete que foi servido a cientistas participantes de um projeto de lançamento de foguete. As jovens interpretaram suas canções em um palco decorado com uma grande maquete de foguete.

Em 11 de abril, para marcar o primeiro ano da ascensão de Kim Jong Un à função de primeiro-secretário do governista Partido dos Trabalhadores, o grupo foi despachado à unidade militar especial mais alta do país para enaltecer o espírito combativo dos soldados."

- Que intenções o regime teria com a criação da banda Moranbong?

"Somos levados a acreditar que haja três razões. A primeira é seguir os passos de Kim Il Sung, o falecido avô do atual líder supremo, que ainda é bastante venerado pela população. Em seu governo, Kim Il Sung também criou uma banda musical feminina para usá-la na propaganda estatal. O segundo objetivo é dar às pessoas a impressão de uma nova era. A atual banda Moranbong apresenta-se no palco acompanhada de artistas vestidos com trajes semelhantes à caracterização dos personagens Disney. As apresentações também incluem esquetes tirados de filmes americanos famosos. O estilo de vestir e o penteado das próprias integrantes da banda atraem o interesse do público feminino na Coreia do Norte. A terceira razão é transmitir uma imagem de abertura para o mundo. Em um concerto para o qual foram convidados embaixadores de vários países e pessoal relacionado, a banda interpretou uma mistura de famosas canções internacionais. Kim Jong Un está determinado a promover esforços em seu país para a criação de artes e música de nível mundial por meio da arrojada adoção de elementos de culturas estrangeiras. A atuação futura da banda Moranbong poderá ser uma janela através da qual a comunidade internacional teria a capacidade de acompanhar as transformações em andamento na Coreia do Norte."


Moranbong in facebook:http://www.facebook.com/MoranbongBand

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...