sexta-feira, 21 de março de 2014

J-League irá realizar, pela primeira vez, uma partida sem público



A liga profissional de futebol do Japão, a J-League, irá realizar, pela primeira vez, uma partida sem espectadores no próximo domingo, dia 23 de março. Trata-se de uma medida punitiva que está sendo tomada depois que torcedores do Urawa Reds mostraram uma faixa discriminatória, que dizia "Somente Japoneses" em um dos jogos do Urawa Reds no início deste mês. No Comentário de hoje, Hiroshi Yamamoto, professor da Faculdade de Esportes e Estudos da Saúde, da Universidade Hosei, vai falar sobre o significado de se realizar uma partida sem espectadores.

Ele diz que, no mundo dos esportes, a ordem de realizar partidas sem público é uma punição rigorosa contra fãs e torcedores que se recusam a obedecer regras, como por exemplo, caso em que eles se tornam violentos. Um jogo entre o Japão e a Coreia do Norte foi realizado sem plateia nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Isso porque, na partida anterior, os torcedores da Coreia do Norte, que assistiam ao jogo no estádio, jogaram objetos no campo, interrompendo a partida.

O professor diz que, em um caso anterior, o Urawa Reds teve que pagar uma multa de 5 milhões de ienes, ou cerca de 49 mil dólares, quando os torcedores do time fizeram comentários ofensivos.

Comparado com esse incidente, a ordem de jogar uma partida sem espectadores é uma punição muito mais rigorosa. Estima-se que o Urawa Reds venha a ter um prejuízo de cerca de 100 milhões de ienes, ou 980 mil dólares, por não poder obter receita proveniente da venda de ingressos.

Em relação ao motivo de se aplicar uma medida mais dura, o comentarista diz que futebol é uma das modalidades esportivas que mais se tornaram globais. Muitos jogadores japoneses estão atuando nos clubes europeus. Jogadores estrangeiros também querem fazer parte da J-League. O ato de segurar uma faixa discriminatória poderia levar a uma rejeição de oportunidade de atuação desses jogadores no cenário internacional. A audiência está também se tornando mais global. A partir da perspectiva desses movimentos de internacionalização, o professor Hiroshi Yamamoto ressalta que não há justificativa para esse slogan discriminatório.

Em relação à pergunta sobre o que os torcedores japoneses poderiam aprender com esse incidente, o professor diz que, quando se emite uma mensagem, os torcedores devem considerar se ela irá dar força a jogadores ou deixar uma sensação boa para o público. Além disso, é importante que as pessoas não sintam a mensagem como sendo ofensiva. É essencial também que os clubes analisem a mensagem e criem uma regra para retirá-la, se necessário. Segundo o comentarista, os torcedores devem criar mensagens que deixem outros bem impressionados.

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...