quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cientista japonês analisa relatório do IPCC






Por Uehara Yuu
Fonte:NHK World Press All Rights Reserved


O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, ou IPCC nas iniciais em inglês, publicou um relatório após a conclusão de uma reunião realizada no final do mês passado em Yokohama, perto de Tóquio. Este foi o primeiro relatório do IPCC em sete anos a respeito do impacto do aquecimento global e o que precisa ser feito. O relatório foi compilado em preparação à assembleia geral do painel, ora sendo realizada em Berlim, capital da Alemanha. Para o Comentário de hoje, conversamos com Nobuo Mimura, vice-reitor da Universidade de Ibaraki e um dos autores do relatório.

Começamos pedindo que ele explicasse melhor o que é o IPCC.

Mimura diz: "O painel é um órgão que coleta estudos do mundo científico sobre o aquecimento global e avalia os mesmos numa linguagem acessível a leigos. Esta avaliação tem um papel importante como base científica para as negociações da COP, por exemplo. O IPCC é dividido em três grupos de tarefas. O primeiro grupo lida de forma científica com a questão dos gases causadores do efeito estufa, incluindo previsões. O segundo grupo, ao qual eu pertenço, estuda os efeitos do aquecimento global e o que precisa ser feito. E o terceiro compila sugestões de medidas para reduzir o impacto do aquecimento global. A reunião realizada em Yokohama em março foi do segundo grupo de trabalho, e terminou com um relatório sobre as medidas a serem tomadas para reduzir o impacto das mudanças climáticas."

Quais são essas medidas?

Mimura explica que há basicamente duas medidas. A primeira é para reduzir as emissões de gás carbônico para estabilizar a situação e a segunda se refere à adaptação às mudanças, ou seja, passos a serem tomados em áreas que poderão ser ameaçadas pelos efeitos do aquecimento global no futuro. Por exemplo, a construção de diques mais altos em regiões onde podem piorar as inundações ou o acesso a aquíferos como fontes alternativas de irrigação de áreas agrícolas prejudicadas por secas.

Que problemas poderão nos afetar no futuro?

Segundo Mimura, as mudanças climáticas podem afetar várias áreas da sociedade. Os governos precisam trabalhar juntos e de forma sistemática para criar medidas de combate ao aquecimento global. Muitos governos estão tomando medidas para proteger seus próprios países contra os efeitos das mudanças climáticas. Mas segundo o cientista, como essas medidas serão implementadas é um desafio a ser enfrentado tanto por nações desenvolvidas como em desenvolvimento. Outra questão é como as nações industrializadas podem oferecer assistência financeira e técnica a países em desenvolvimento sem a infraestrutura necessária para se proteger de desastres naturais e que precisam de apoio à implementação de políticas. Mimura explica que o Japão ainda não preparou medidas de combate aos efeitos do aquecimento global em escala nacional. Contudo, medidas regionais estão sendo tomadas. Além disso, segundo o cientista, o Japão tem a perícia científica em áreas como a previsão do tempo e preparações para enfrentar desastres naturais. O país também tem condições de oferecer ajuda financeira. Mimura conclui dizendo que seu país tem condições de contribuir de forma significativa a países em desenvolvimento usando essa perícia científica.


Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...