terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Coreia do Norte e Rússia querem estreitar os laços


Fonte: Nhk World
Segundo relatos, o líder norte-coreano Kim Jong Un estaria planejando visitar a Rússia em maio para participar de uma cerimônia que será realizada em Moscou em comemoração aos 70 anos da vitória da União Soviética contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Se o plano for concretizado, esta será a primeira viagem de Kim ao exterior desde que assumiu o poder. Hoje, para o Comentário, conversamos com Tadashi Ideishi, da NHK, sobre os motivos para o estreitamento de laços entre a Coreia do Norte e a Rússia.

Por que os dois países estariam tão interessados em se aproximar?

Ideishi diz: "Um dos motivos é que ambos estão isolados da comunidade internacional. A Coreia do Norte e a Rússia foram criticadas pela comunidade internacional e sofreram sanções devido a, respectivamente, seus programas nuclear e de mísseis, e a crise na Ucrânia. Eu acho que as duas nações estariam tentando formar uma frente unida para enfrentar as críticas.

Outro fator é o interesse da Coreia do Norte em investimentos estrangeiros. Pyongyang vem tentando reduzir sua dependência da China desde a expulsão de Jang Song Thaek. Em junho do ano passado, o governo norte-coreano lançou o Ministério dos Assuntos Econômicos Externos com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros e reavivar a economia. Eu acredito que a importância da Rússia para a Coreia do Norte, como parceiro comercial, vem aumentando rapidamente."

A Rússia teria algum benefício em estreitar os laços com a Coreia do Norte?

Ideishi responde: "Na Coreia do Norte há uma cidade portuária chamada Rason, perto da fronteira com a Rússia, e o governo russo obteve permissão para utilizar um cais desse porto. A Rússia atualmente investe nas instalações para que elas possam ser utilizadas como uma estação de abastecimento dos navios de transporte de mercadorias entre a Rússia e a China, a Coreia do Sul e o Japão. Além disso, a possível construção de uma ferrovia através da Península Coreana, ligada à estrada de ferro da Sibéria, poderia conectar a Ásia à Europa. Por isso, uma relação mais próxima com a Coreia do Norte seria benéfica ao projeto de Vladimir Putin de desenvolver o extremo oriente da Rússia."

Este foi o Comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...