quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ONG: Mães solteiras do Japão enfrentam pobreza, fome e abusos


FonTe: Ipc digital
Um estudo realizado por uma ONG (Organização Não Governamental) de Osaka, publicado pelo jornal Mainichi, aponta os problemas sociais e psicológicos enfrentados por muitas mães solteiras do Japão.

Yukiko Tokumaru (44), líder do grupo “Ação Contra a Pobreza Infantil de Osaka”, conduziu o estudo com 100 mães solteiras e descobriu que muitas delas vivem em pobreza, passam fome e são afetadas por problemas psicológicos causados por abuso familiar.

“Eu só queria alimentar o meu filho o suficiente para satisfazê-lo.”

O grupo começou suas atividades em maio de 2013, um dia depois que uma mãe e seu filho foram encontrados mortos em um apartamento no distrito de Kita, em Osaka. Não havia alimento no local e a polícia encontrou um bilhete que dizia: “Eu só queria alimentar o meu filho o suficiente para satisfazê-lo.”

Após saber da tragédia envolvendo uma mãe solteira com dificuldades para alimentar o seu filho, Yukiko entrou em contato com amigos e fundou a organização. Dois meses depois, o grupo já contava com o apoio da organização internacional “Save the Children”.

O estudo foi realizado com mães solteiras que recebiam amparo social do governo, que tiveram filhos com deficiência física ou que foram abusadas por seus ex-maridos.

“Conversei com mães de 18 a 56 anos e descobri que o incidente em Kita era só a ponta do iceberg. Quero que as pessoas saibam que há um ciclo viciosos que atravessa gerações”, disse Yukiko ao Mainichi.

Ela também descreve muitos casos de mães que nunca se sentaram à mesa para comer e que enfrentaram negligências dos próprios país, quando eram crianças. Devido aos problemas na família, muitas adolescentes acabaram fugindo de casa e engravidaram precocemente.

“Recebemos ligações no meio da noite de mães dizendo que suas geladeiras estão vazias…”

“Recebemos ligações no meio da noite de mães dizendo que suas geladeiras estão vazias e no outro dia, tentamos prover o alimento.” relata Yukiko. “Passamos algumas horas com elas, dando conselhos de como resolver os seu problemas. Estou em contato com cerca de 130 mães e esse número não para de crescer”, completou.

Durante a entrevista concedida ao Mainichi, a líder da ONG desabafa: “Ví uma criança batendo sua cabeça contra a parede e dizendo ‘Morra’. Perguntei para ela: ‘Para quem você está dizendo isso?’. ‘Para mim mesmo’, respondeu a criança. Há várias mães e crianças que lutam diariamente para sobrevier e temos que interromper esse ciclo vicioso.”

A ONG Ação Contra a Pobreza Infantil de Osaka aceita doações mensais e únicas através de seu site. Clique aqui para acessar.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista ou piadinhas sem sal. Sei que você é capaz de fazer um comentário de qualidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...